domingo, 7 de fevereiro de 2010

ATIVIDADE 6

Unidade 20: Relações lógicas no texto

Objetivo
· Observar fatos ou ideias que alimentam a composição do mundo textual, demonstrando entre si uma ordenação no tempo, e a relação lógica de temporalidade, constituindo um fio de raciocínio importante para a textualidade.







Avançando na prática
· Dividi os alunos em grupos de 3 pessoas;
· Escolhi o texto “Nunca é tarde, sempre é tarde”. Fiorani, Sílvio.
· Recortei-o em várias partes e colei-as em cartelas para facilitar o manuseio;
· Pedi que os alunos misturassem as tirinhas recortadas, e em seguida tentasse reconstruir o texto, em uma sequência lógica.
· Cada grupo apresentou sua proposta de organização textual, justificando que critérios lógicos foram seguidos.
· Após a reconstrução do texto, foi a vez de trabalhar a interpretação e as inferências dentro do texto.



Exercício
Dialogando com o texto
1. De quem é o enunciado trecho? do narrador ou de Su?
2. O que estava acontecendo com Su naquele momento?
3. Justifique a preocupação da mãe de Su.
4. Aponte no texto palavras que substituem o uso dos pronomes pessoais oblíquos.
5. Que tipo de texto está sendo explorado.






Avaliação
· Percebi que os alunos não encontraram muita dificuldade na montagem do texto haja vita que estavam divididos em grupos.
· Os alunos gostaram da atividade, pois costumamos usar mais o livro didático na realização de tarefas e esse tipo de exercício chama-lhe mais atenção.

Um comentário:

  1. Que possa servir para todos(as) os resultados das atividades feitas com o uso de material diferente do usado convencionalmente.

    ResponderExcluir