domingo, 7 de fevereiro de 2010

ATIVIDADE 8

Unidade 23: A revisão e edição


“A gíria reinventa a língua porque cria significados diferentes para as palavras”. Esmeraldo Ortiz






Objetivos da seção
· Demonstrar a importância da escrita e da fala, para que entendam que para se comunicar com alguém precisa elaborar códigos identificáveis para cada tipo de leitor e ou interlocutor.
· Compreender a diferença entre o texto escrito e o texto falado visando que a comunicação depende do desenvolvimento, sobretudo das etapas de revisão e edição.


Socializando do conteúdo
· Li o texto “Outros modos de palavras” que é uma entrevista da Folhinha de São Paulo, com entrevistas de crianças de 8 a 13 anos de Recife (PE), Salvador (BA) e São Paulo (SP), sobre quais gírias usavam.
· Em seguida levantei questões acerca do uso de gírias: se utilizam, como e quando.



Avançando na prática
· Dividi a sala em grupos de 4 alunos e sugeri como atividade para casa uma entrevista com pessoas de idade diferente sobre o uso de gírias.
· No dia seguinte foi lido em sala as entrevistas para o grupão. Ao final de cada gíria foi dado o significado e o contexto em que a gíria é usada.
· Pedi para que cada grupo transcrevesse para um único suporte (no caso folhas de papel ofício) as perguntas e respostas correspondentes, como tinha sido feito na entrevista da Folhinha a fim de afixar no quadro no recurso técnico pedagógico. Em seguida tentamos transformar as gírias da língua informal para a linguagem formal.







































Avaliação
Percebi que algumas equipes conseguiram elaborar textos mais criativos, enquanto que outros repetiram muitas gírias comuns.
Considerei a atividade proveitosa tendo em vista que escrever um texto mais extenso e completo em termos de informação, seguindo as convenções da escrita, é uma elaboração diferente da fala, sobretudo no que diz respeito à formulação e reformulação do texto. Este aprendizado é que vai diferenciando o escritor iniciante do experiente.

Um comentário:

  1. Trabalhar com a realidade do(a) aluno(a) é sempre muito interessante. Só é preciso focar no que se pode extrair de bom. Atividade muito boa! Parabéns!

    ResponderExcluir