domingo, 7 de fevereiro de 2010

ATIVIDADE 4

UNIDADE 16: A Produção textual

Crenças, Teorias e fazeres
Seção 1- ESCRITA, CRENÇAS E TEORIAS


OBJETIVOS
- Refletir sobre as práticas de leitura e escrita no nosso cotidiano e na escola, em especial;
- Refletir sobre a comunicação escrita, como se desenvolve e como podemos ensiná-la de forma diferenciada;
- Enfatizar uma perspectiva do desenvolvimento e do aprendizado da escrita em situações sociais diversas.


AVANÇANDO NA PRÁTICA


PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
- Fiz a socialização do conteúdo em sala, onde conversamos sobre a importância de escrever aquilo que se diz, que se faz e até mesmo o que se pensa.Pedi que os alunos escolhessem um tema para escrever, relacionando a algo que eles façam durante o dia e que quisessem contar para a sala;
- Sugeri que pensassem em um tema e anotassem em seu caderno para transcrevê-lo na próxima aula;
- Na aula seguinte os organizei em círculo, no pátio da escola, para que contassem a seus colegas o que pensaram em escrever;
- Sentei-me com eles e direcionei a atividade, a qual pedi para eles escreverem um breve texto narrando o caso que eles escolheram;
- Houve um pouco de resistência por parte de alguns alunos, pois acreditavam não ter algo de interessante para relatar. Todavia fui convencendo-lhes que qualquer fato narrado por eles seria visto de forma positiva, haja vista que cada pessoa tem sua história de vida. E que bastaria começar a escrever que as ideias fluíam naturalmente.
- Vencida a barreira da tentativa da não produção de textos, deixei-os a vontade para o desenvolvimento de suas atividades;
- Percebi que eles confidenciavam com seus colegas mais próximos, o assunto o qual estavam escrevendo.
- Enfim, o produto final foi a produção de cada um, todos com temas pertinentes ao seu dia-a-dia.
- Foram relatadas experiências inusitadas as quais receberam os títulos :
A morte de meu animalzinho;
A surpresa depois da aula;
O jogo de futebol;
O que mais gosto de fazer;
A casa da minha avó;
- E a grande maioria, narrou jogo, brincadeira ou outro episódio ligado ao projeto “segundo tempo”.
- Fiquei de devolver os textos na aula seguinte para que possamos assim, discutir os erros gramaticais, a coerência, a lógica e a importância da releitura e da reescrita do texto.


PRODUÇÃO DOS TEXTOS

AVALIAÇÃO
Apesar da resistência de alguns, notei que sentiram prazer em poder contar aos outros suas experiências de vidas, tendo a chance de praticar a escrita mostrando para a sala e para eles próprios a importância de tornar-se adultos participativos, criativos e críticos do seu cotidiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário