segunda-feira, 8 de março de 2010

ATIVIDADE 10

O diálogo entre textos: A intertextualidade.

Objetivo da atividade: Identificar os traços da intertextualidade com nossa interação cotidiana.

Solicitei antecipadamente à aplicação da minha prática, da professora Karina a titular da turma, que ela pedisse aos alunos para que estes anotassem em cartolina ou outro tipo de papel, os ditados ou frases dos “mais velhos” da família, ou até da comunidade servindo assim de reflexão para eles.


Avançando na prática

· No dia da aplicação da prática, todas as equipes estavam com suas respectivas pesquisas em mãos.

· Antes da exposição dos trabalhos fizemos um comparativo do texto que foi lido na aula anterior “retrato de velho” com o trabalho que eles haviam feito.

· O objetivo era que eles percebessem se os conhecimentos, ações e valores do texto anterior iam ao encontro das idéias de suas pesquisas.

· Todos os grupos apresentaram seus trabalhos como previsto antes.




· Cada equipe leu as frases e ou ditados pesquisados em suas casas manifestando o significado das palavras desconhecidas, explicadas anteriormente por seus ancestrais.


· Todos os registros foram analisados por todos os grupos, discutindo o tipo de ensinamento que a frase propunha para nossas vidas, quais lhes pareciam atuais, e quais eram ultrapassadas e por quê?

· Após a apresentação dos grupos achei por bem eleger o trabalho mais estruturado, como também a melhor exposição em sala. Os próprios alunos votaram entre si, o grupo escolhido destacou-se dentre os demais pelo fato de usar gravuras para cada tema mencionado.

Avaliando a prática

Após a exposição das equipes conversamos sobre a intenção dessa atividade e aplicabilidade em nosso cotidiano.
Os alunos destacaram a influência da herança de muitas conquistas de nossos antepassados hoje em nossas vidas.
Perceberam que boa parte do que somos hoje tem um grande vínculo com o passado, seja de bom ou de ruim. É claro que a sugestão é que sigamos sempre as interações humanas que nos façam bem e que nos tornem pessoas melhores.
Considerei esta atividade muito proveitosa e acima de tudo divertida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário