quinta-feira, 1 de outubro de 2009

ATIVIDADE 3 - O Letramento


OBJETIVO


* Refletir sobre os usos e as funções da escrita nas práticas do cotidiano.


SOCIALIZAÇÃO DO CONTEÚDO


* Introduzi o assunto sobre as práticas do letramento, fazendo uma reflexão a respeito do uso e da função da escrita em nosso cotidiano.


* Pedi que observassem todo tipo de mensagem que estava escrita na sala de aula, em seguida dividi a sala em grupos de 5 pessoas onde cada equipe deveria se direcionar para uma área específica da escola (biblioteca, sala dos professores, cantina, LEI, corredores e pátio).


* Cada grupo teve a incumbência de coletar informações sobre o ambiente e anotá-las em um caderninho.


APROFUDANDO A DISCUSSÃO


* Como forma de aprofundar a discussão e ampliar o conhecimento sobre o assunto, direcionei como atividade para casa, a continuação da pesquisa, feita na escola, em que a mesma equipe que trabalhou em sala deveria sair as ruas e coletar mais informações, desta vez mensagens escritas ou desenhadas, que estivessem expostas em (comércios, igrejas, pára-choque de caminhão) e em outros ambientes que eles considerassem pertinentes.


* As informações foram organizadas em cartazes. Cada grupo apresentou para a turma seus achados, oralmente.


* Durante a exposição dos trabalhos íamos interagindo em grupo com o outro, manifestando considerações sobre as informações e fazendo inferências a respeito da intencionalidade dos textos.


* Não foi necessário utilizar o dicionário, haja vista que todas as palavras eram conhecidas, salvo a palavra CYBER, que é de origem estrangeira, porém do conhecimento de alguns e daqueles que não a conhecia, a equipe responsável pela pesquisa, já estava preparada para esclarecer o significado.


* Creio que o objetivo da atividade foi atingido, pois percebi que eles entenderam que o letramento se refere aos modos com que a escrita se apresenta na sociedade, seu uso e sua função nas diferentes situações comunicativas.

2 comentários:

  1. Parabéns! Seu blog está muito bonito! Gostei muito do relato da experiência. Mas, gostei especialmente das fotos em forma de vídeo.
    Ana Orléia

    ResponderExcluir
  2. Sei do seu compromisso como profissional porque a conheço de "longas datas". O seu blog comprova a seriedade do seu trabalho. É isso que nos faz ser respeitadas pelos alunos. Tá tudo muito bom.

    ResponderExcluir