segunda-feira, 28 de setembro de 2009

ATIVIDADE 2 – 08/09/09

Sequências tipológicas: descrição e narração
* Socialização do tipo narrativo e descritivo, através de alusão a exercício do livro didático, utilizado pelo aluno.
* Diferenciação através de exemplos e conceitos.
* TIPO NARRATIVO: Apóia-se em fatos, personagens, tempo e espaço.
* TIPO DESCRITIVO: Enumera aspectos físicos ou psicológicos, em simultaneidade, pode ser comparada a um retrato, ou uma pintura, uma sequência narrativa pode ser comparada a um filme.

AVANÇANDO NA PRÁTICA
* Optei por realizar a tarefa a respeito do texto descritivo da página 109.

A DINÂMICA FOI A SEGUINTE
Dividi a sala em 4 grupos, de forma que eles formassem suas próprias equipes.

DIVISÃO DA EQUIPE.



* Um grupo dizia secretamente a um representante do outro grupo um nome de um objeto.
* Esse representante, diante da classe, deveria descrever o objeto sem dizer o nome.
* Os membros do grupo deveriam identificar o objeto pela descrição. Estimulei a variedade nas maneiras de descrever: além da descrição física, dizer para que serve, onde normalmente é encontrado, etc.



































* Ganhava pontos o grupo que adivinhasse, dentro do prazo estipulado, mais objeto.
* Considerei os grupos astuciosos, haja vista que selecionaram muito bem os objetos, a serem descritos, tentando atingir um grau máximo de dificuldade para a equipe oponente.
* Escolheram palavras como: paralelepípedo, canapum, fio elétrico, azeitona, graviola, etc.
* Ao final da dinâmica, propus que cada um descrevesse por escrito um objeto de grande valor pessoal. Diante da limitação de alguns, cheguei a conclusão que seria melhor deixar a vontade quanto a escolha do que seria descrito.
* O desafio era dar o maior número de informações possíveis, mas identificar o objeto apenas na última linha do texto.
* Após o término das produções, as recolhi para fazer a correção e devolvê-las na próxima aula, a fim de que façam uma roda de leitura, onde cada um irá ler sua produção e tornar-se conhecedor das demais, fazendo comentários quando necessário.











Avaliação
Percebi o quão foi empolgante a dinâmica de grupo, como forma de socialização da parte prática.
Percebi ainda o quão é frágil e flexível a memória simbólica da maioria de nosso anulado, no tocante a clareza e objetividade. Porém considero uma atividade positiva, haja vista a adesão da turma em participar da construção de sua aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário