OBJETIVO
* Refletir sobre os usos e as funções da escrita nas práticas do cotidiano.
SOCIALIZAÇÃO DO CONTEÚDO
* Introduzi o assunto sobre as práticas do letramento, fazendo uma reflexão a respeito do uso e da função da escrita em nosso cotidiano.
* Pedi que observassem todo tipo de mensagem que estava escrita na sala de aula, em seguida dividi a sala em grupos de 5 pessoas onde cada equipe deveria se direcionar para uma área específica da escola (biblioteca, sala dos professores, cantina, LEI, corredores e pátio).
* Cada grupo teve a incumbência de coletar informações sobre o ambiente e anotá-las em um caderninho.
APROFUDANDO A DISCUSSÃO
* Como forma de aprofundar a discussão e ampliar o conhecimento sobre o assunto, direcionei como atividade para casa, a continuação da pesquisa, feita na escola, em que a mesma equipe que trabalhou em sala deveria sair as ruas e coletar mais informações, desta vez mensagens escritas ou desenhadas, que estivessem expostas em (comércios, igrejas, pára-choque de caminhão) e em outros ambientes que eles considerassem pertinentes.
* As informações foram organizadas em cartazes. Cada grupo apresentou para a turma seus achados, oralmente.
* Durante a exposição dos trabalhos íamos interagindo em grupo com o outro, manifestando considerações sobre as informações e fazendo inferências a respeito da intencionalidade dos textos.
* Não foi necessário utilizar o dicionário, haja vista que todas as palavras eram conhecidas, salvo a palavra CYBER, que é de origem estrangeira, porém do conhecimento de alguns e daqueles que não a conhecia, a equipe responsável pela pesquisa, já estava preparada para esclarecer o significado.
* Creio que o objetivo da atividade foi atingido, pois percebi que eles entenderam que o letramento se refere aos modos com que a escrita se apresenta na sociedade, seu uso e sua função nas diferentes situações comunicativas.